Degradês

Como aplicar degradês na lata de alumínio

O ganho de ponto no processo dry offset faz a impressão de degradês um desafio. Para obter o melhor resultado na impressão, as recomendações abaixo devem ser seguidas.

Ganho de ponto

O que é ganho de ponto?

A principal causa do ganho de ponto é a pressão exercida entre a placa de impressão e a blanqueta. A placa de impressão contém os elementos gráficos, em relevo, que serão impressos. Por tratar-se de um processo de impressão indireto (offset), os gráficos são transferido da placa para a blanqueta e, só depois, da blanqueta para a lata. O menor ponto gravável no processo convencional de impressão em latas de alumínio é de 4%. Com o ganho de ponto, esses mesmos 4% podem chegar até a 12%. Esse ganho de ponto ao final de um degradê faz com que o degradê não termine suavemente, deixando uma marca visível na lata.

Obs.: no processo HD o menor ponto gravável é de 2%. Com o ganho de ponto, esses 2% podem chegar até a 8%.

 

4% – Pontos gravados na placa

Depois de impresso. Com o ganho  de ponto, 4% passa para 12%

 

Degradê não desejado

Quando o degradê termina no meio da lata

O resultado abaixo ilustra a impressão de um degradê que se encerra no meio da lata. Essa marca visível não desejada se forma por causa do ganho de ponto.

Degradê ideal

O degradê deve ir até o final da lata

Para evitar essa linha visível no final do degradê, podemos criar um degradê que termina no final da lata.

Degradê com duas cores

Como criar um degradê com duas cores

Para obter um degradê com duas cores é necessário seguir o mesmo critério de criação do degradê com uma cor. Ou seja, não podemos terminar o degradê no meio da lata.

 

Cores complementares e análogas

Quando criamos degradês com duas cores, devemos levar em consideração que, como o processo de impressão é wet-on-wet – tinta molhada sobre tinta molhada –, pode existir contaminação entre as duas cores. Por causa disso, não se recomenda degradês de cores complementares. O melhor degradê será sempre aquele construído com cores análogas.

 

Cores complementares
São aquelas que mais oferecem contraste entre elas.

Cores análogas
São aquelas mais próximas na escala de cores.

Separação de cores com degradês

Dois tinteiros devem ser usados

Quando temos elementos com uma grande área chapada e um degradê utilizando a mesma cor, devemos separar os elementos chapados e o degradê em dois tinteiros. Feito isso, o controle será maior no momento da impressão, possibilitando um degradê mais suave e áreas chapadas com uma quantidade de tinta adequada. O risco quando deixamos um degradê e elementos chapados juntos é ter um degradê com muita tinta ou uma área chapada com pouca tinta.