Separação de cores

Como pensar uma arte para impressão em 6 cores

A impressão em lata de alumínio pode conter até 6 cores. Cada cor estará separada em um tinteiro, como pode ser visto na ilustração abaixo. As recomendações técnicas devem ser observadas para uma melhor impressão no momento da produção.

 

Definição das cores

Antes de iniciar a criação de uma arte, eleja as cores

É muito mais fácil criar uma arte se as cores estiverem definidas previamente. Podemos usar até 6 cores para criar o layout.

r

Lembre-se: O branco é considerado uma cor e um tinteiro deve ser reservado para ele. O substrato é o alumínio da lata, que pode ser usado como se fosse uma sétima cor.

 

Referência Pantone

Utilizando a tabela Pantone como referência de cores

Podemos utilizar a tabela Pantone Solid Coated como referência de cores. No entanto, há que ter em conta que sempre haverá diferença entre o Pantone escolhido e o resultado final sobre a lata, já que a arte é impressa sobre alumínio e a tabela Pantone é impressa sobre o papel branco.

Mistura de cores

Cuidados ao misturar cores

Em dry offset, sobrepor cores chapadas não é possível, diferente dos outro processos de impressão – onde é comum a mistura de cores chapadas para a obtenção de uma terceira cor. Em dry offset, todas as cores são transferidas no mesmo instante, com as tintas ainda molhadas. Sobrepor tintas chapadas causa contaminação. Misturas de tintas podem ser feitas, desde que se utilizem porcentagens das duas tintas para obter uma terceira. Além disso, a soma das duas tintas não pode exceder 100%.

Por exemplo: para obter uma cor avermelhada utilizando uma tinta magenta e uma amarela, poderíamos misturar 50% de magenta com 50% de amarelo. Ou, 25% de magenta e 75% de amarelo.

Novamente, o importante é que a soma das duas cores não exceda 100%.

Misturar porcentagens de duas tintas para a obtenção de uma terceira cor é possível. No entanto, o resultado – no exemplo acima – não seria um vermelho pleno, e sim uma cor avermelhada.

 

Como não é possível aplicar 100% de uma tinta sobre 100% de outra tinta, a mistura acima não é possível.

 

Cores complementares e análogas

Evite misturar cores complementares, isso pode causar uma contaminação maior enquanto as latas são produzidas.
Sempre misture cores análogas ou mais próximas possíveis.

 

Cores complementares
São aquelas que mais oferecem contraste entre elas.

Cores análogas
São aquelas mais próximas na escala cromática.

Cores opacas e cores transparentes

Definindo o grau de transparência da tinta

Diferentemente da impressão sobre papel, a impressão sobre o alumínio nos dá a opção de escolhe o grau de transparência de uma tinta. Quanto mais transparente a tinta sobre o alumínio, mais teremos um efeito metálico na cor.

Nas ilustrações abaixo podemos ver tintas sendo impressas sobre o alumínio com três distintos graus de transparência.

É muito importante nos informar quanta transparência ou opacidade deve ter cada cor da arte.